Excesso de atividade física pode fazer mal à saúde
A atividade física é super importante para um estilo de vida saudável. Proporciona qualidade de vida e bem-estar fundamental.
Mas, algumas pessoas acreditam que quanto mais atividade física, melhor. E, não é bem assim, não!
Mesmo sendo benéfica, o excesso de atividade física pode ofertar diversos prejuízos para a saúde.
Antes de irmos direto ao ponto, é importante entender que podemos nos exercitar em intensidades diferentes. Sendo três intensidades: leve, moderada e intensa. Ou seja, um exercício mais intenso proporciona um maior esforço. Justamente pelo aumento da frequência cardíaca e a respiração ofegante.
Exercício Leve: Exige menos esforço físico. Logo, com a praticar de atividade física mais leve é normal sentir uma baixa elevação dos batimentos cardíacos e da respiração.
Imagine uma escala de 0 a 10, a percepção de esforço para atividades físicas leve, fica em torno de 1 a 4.
Exercício Moderado: Considerando a mesma escala de 0 a 10, a percepção do esforço da atividade física moderada fica em média, entre 5 a 6. Observa-se, que nessa atividade física a respiração e batimentos cardíacos aumentam um pouco mais forte, comparado a anterior.
Exercício Intenso: Esses tipos de exercícios físicos exige um esforço muito maior. Observa-se que a respiração e a frequência cardíacas aumentam muito e a percepção de esforço, levando em consideração a escala anterior, varia entre 7 a 8.
Com base nessas informações, a Organização Mundial de Saúde (OMS) faz algumas recomendações para prática de atividade física:
Intensidade moderada: Adultos realizem de 150 a 300 minutos de atividade física aeróbica semanalmente;
Intensidade Intensa: pelo menos de 75 a 150 minutos de atividade física intensa, ou mesmo uma combinação equivalente de exercícios moderados e vigorosos.
Vale ressaltar que isso depende de questões individuais, idade e tipos de exercícios físicos. Logo é super importante entender a diferença entre atividade física e exercício físico. O nome pode ser parecido, mas trata de práticas diferentes.
Atividade física é qualquer movimento realizado que demande energia, já o exercício é um movimento planejado, como a prática de algum esporte. Todo exercício físico é uma atividade física, mas nem toda atividade física é um exercício físico.
5 principais danos do excesso de atividade física:
1- Pode indicar transtornos alimentares;
2- Prejuízos no metabolismo;
3- Exaustão e fadiga;
4- Riscos de lesão;
5- Sono e até o apetite;
Além disso, praticar atividades físicas excessivamente pode aumentar o desenvolvimento de problemas de saúde como depressão e ansiedade. Baseia-se na recomendação proposta pela OMS, e procure profissionais de educação física, nutricionista para uma melhor e mais saudável prática de atividade física!