A Partir de Hoje, Farmácias Realizaram Testes para Detecção de Dengue, HIV, Hepatite e Sífilis
A partir de hoje (01/08), as farmácias em todo o país terão permissão para aplicar testes rápidos para diversas doenças, incluindo dengue, HIV, hepatite e sífilis, além dos testes de Covid-19 e glicemia, que já eram permitidos. Essa medida foi autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) através de uma resolução aprovada em maio.
As farmácias têm a opção de escolher aderir ao serviço ou não e têm um prazo de 180 dias para se adequar às regras, o que inclui a contratação de profissionais e a criação de espaços específicos para a aplicação dos testes.
Algumas grandes redes de farmácias, como São Paulo e Pacheco, já estão se preparando para oferecer uma variedade de exames, incluindo colesterol, diabetes, glicemia e Beta-HCG para detecção de gravidez.
Para se adequar às exigências sanitárias, as unidades das farmácias estão passando por adequações em suas estruturas para atender ao público de forma adequada. As equipes, incluindo farmacêuticos, estão sendo treinadas para abordar, recepcionar e acolher os clientes, além de realizar os exames, emitir os laudos técnicos e fornecer orientações aos pacientes.
Embora a Anvisa não tenha divulgado uma lista completa de exames permitidos, a Associação Brasileira das Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) informa que as farmácias poderão realizar pelo menos 40 testes de análises clínicas de etapa única, ou seja, exames que não precisam ser processados em uma fase posterior. No entanto, exames de urina e fezes, bem como exames de sangue que dependem de coleta na veia ou na artéria, não estão permitidos. Os preços dos exames nas farmácias serão sujeitos à livre concorrência.
Essa permissão para as farmácias aplicarem testes de análises clínicas estava sendo pleiteada desde 2017 pelo setor farmacêutico e ganhou força durante a pandemia, especialmente após a liberação para a realização de testes de Covid-19. A Abrafarma relata que mais de 20 milhões de testes rápidos para o novo coronavírus foram realizados nas farmácias.