OMS Atualiza Recomendações Sobre Consumo de Gorduras e Carboidratos
Uma dieta equilibrada, composta por uma variedade de alimentos nutritivos, é fundamental para a manutenção da boa saúde. Com base em recentes estudos e pesquisas científicas, a Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou novas orientações sobre a quantidade e substituições adequadas de carboidratos e gorduras na alimentação diária.
O principal objetivo dessas atualizações é reduzir a incidência de doenças relacionadas à obesidade, como câncer, diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares, entre a população com dois anos de idade ou mais.
As novas diretrizes enfatizam a importância não apenas da quantidade, mas também da qualidade dos alimentos consumidos regularmente. Para adultos, a OMS recomenda que a ingestão total de gorduras seja limitada a 30% ou menos do total de energia consumida diariamente.
É importante destacar que as gorduras consumidas devem ser, em sua maioria, provenientes de ácidos graxos insaturados, como os encontrados em peixes. Por outro lado, a gordura saturada deve ser restrita a menos de 10% da ingestão total de energia, enquanto a gordura trans não deve ultrapassar 1%.
A organização incentiva a substituição de fontes de gorduras prejudiciais à saúde, como carnes gordurosas, laticínios ricos em gorduras e alimentos fritos e industrializados, por ácidos graxos poliinsaturados, presentes no óleo de peixe, e ácidos graxos monoinsaturados de origem vegetal, como o azeite de oliva.
Além disso, para combater o consumo excessivo de produtos refinados e ricos em açúcar, que podem se converter em gorduras no organismo, a OMS recomenda o aumento da ingestão de alimentos ricos em fibras dietéticas naturais, como grãos integrais, vegetais, frutas e leguminosas.
As quantidades diárias ideais de vegetais e frutas variam de acordo com a faixa etária:
- Adultos devem consumir pelo menos 400 gramas de vegetais e frutas por dia.
- Crianças de 2 a 5 anos devem consumir pelo menos 250 gramas por dia.
- Crianças de 6 a 9 anos devem consumir pelo menos 350 gramas por dia.
- Adolescentes com 10 anos ou mais devem consumir pelo menos 400 gramas por dia.
Quanto às fibras dietéticas naturais, as quantidades diárias recomendadas são:
- Crianças de 2 a 5 anos devem consumir pelo menos 15 gramas por dia.
- Crianças de 6 a 9 anos devem consumir pelo menos 21 gramas por dia.
- Adolescentes com 10 anos ou mais devem consumir pelo menos 25 gramas por dia.
Essas novas diretrizes da OMS, aliadas às recomendações sobre açúcares livres, adoçantes não açucarados e sódio, visam promover uma compreensão mais ampla e consciente das dietas saudáveis para a população em geral. Adotar hábitos alimentares mais saudáveis pode contribuir significativamente para uma vida mais longa e com menos riscos de desenvolver doenças crônicas.