Saúde

GDF Contrata mais de 1,3 mil Tratamentos de Quimioterapia para Câncer de Mama

Investimento de R$ 8,6 milhões visa agilizar atendimento a pacientes diagnosticados com câncer

O Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Secretaria de Saúde (SES-DF), anunciou a contratação de mais de 1,3 mil tratamentos de quimioterapia destinados a pacientes com câncer de mama. A iniciativa integra o programa “O câncer não espera. O GDF também não” e conta com um investimento de R$ 8,6 milhões para agilizar o início do tratamento oncológico. O contrato tem duração inicial prevista de 12 meses.

Os pacientes serão encaminhados pela SES-DF, após acolhimento e avaliação inicial, respeitando as prioridades definidas pelo Complexo Regulador do Distrito Federal. Além da rede privada contratada, o Hospital de Base (HBDF), o Hospital Regional de Taguatinga (HRT) e o Hospital Universitário de Brasília (HUB) seguirão realizando tratamentos de quimioterapia.

Segundo o secretário de Saúde, Juracy Lacerda, a rapidez no início do tratamento oncológico é fundamental para o sucesso terapêutico. “A oncologia é muito sensível em termos de tempo de espera e estamos adotando uma linha de cuidado contínuo. Com esse reforço, poderemos iniciar o tratamento de quimioterapia tão logo o paciente receba o diagnóstico”, afirmou.

Os prestadores de serviço foram submetidos a rigorosa avaliação técnica e administrativa, e a contratação foi aprovada pelo Conselho de Saúde do Distrito Federal (CSDF). A SES-DF também revisou os valores contratuais para torná-los mais atrativos às instituições privadas, estimulando a ampliação da oferta dos tratamentos.

Para garantir o acompanhamento e a fiscalização dos contratos, foi criada a Subcomissão de Fiscalização de Contratos Complementares de Oncologia, vinculada à Comissão de Fiscalização de Contratos Assistenciais Complementares.

Gustavo Ribas, chefe da Assessoria de Política de Prevenção e Controle do Câncer (Asccan) da SES-DF, destacou que a expectativa é de redução significativa da fila de pacientes aguardando tratamento. “É um grande avanço na política de saúde oncológica do Distrito Federal. Estamos no caminho para implementar uma linha de cuidado integrada para os pacientes com câncer”, afirmou.

Além dessa ação, a Secretaria de Saúde já planeja ampliar investimentos em outras áreas essenciais para o cuidado oncológico, incluindo prevenção, diagnóstico precoce e oferta de exames complementares como tomografias, ressonâncias magnéticas e cintilografias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *