Saúde

Ministério da Saúde Amplia Proteção Contra Meningite em Crianças

A partir de 1º de julho, crianças de 12 meses passarão a receber a vacina meningocócica ACWY como reforço, substituindo a dose anterior da meningocócica C. Com isso, além da proteção contra o meningococo do tipo C, os bebês também estarão imunizados contra os sorogrupos A, W e Y da bactéria Neisseria meningitidis. Essa ampliação na cobertura vacinal contribui para prevenir casos de meningite bacteriana e de meningococcemia, uma infecção grave que afeta o sangue. Somente neste ano, o Brasil já contabilizou 361 casos de meningite por meningococo, com 61 óbitos registrados.

Atualmente, o Sistema Único de Saúde (SUS) já disponibiliza a vacina ACWY nas unidades básicas de saúde, porém restrita ao público entre 11 e 14 anos. Já os bebês seguem um esquema vacinal composto por três doses da vacina meningocócica C: uma aos 3 meses, outra aos 6 meses e a dose de reforço aos 12 meses. Com a nova diretriz, apenas essa dose de reforço passará a ser feita com a vacina ACWY.

As crianças que já completaram as três doses da vacina C não precisarão receber novamente a dose de reforço com a ACWY neste momento. No entanto, aquelas que ainda não foram imunizadas aos 12 meses poderão atualizar o esquema vacinal com a nova vacina, desde que ainda não tenham completado 5 anos de idade.

Em nota técnica sobre a mudança, o Ministério da Saúde destacou a eficácia comprovada das vacinas no controle da meningite, com impacto positivo tanto em pessoas vacinadas quanto naquelas não vacinadas, devido ao efeito coletivo da imunização. Ainda assim, a pasta alerta que as meningites bacterianas continuam sendo motivo de atenção, principalmente aquelas causadas pelos agentes Neisseria meningitidis (meningococo) e Streptococcus pneumoniae (pneumococo).

Essa atualização faz parte do plano nacional de enfrentamento das meningites, em consonância com as diretrizes propostas pelo Brasil no âmbito da estratégia global da Organização Mundial da Saúde. O SUS também disponibiliza vacinas contra outros agentes responsáveis por casos de meningite, como o Haemophilus influenzae tipo b e o pneumococo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *