Vacinação Contra a Gripe Será Liberada para Toda a População do DF
A partir desta segunda-feira (19), todas as pessoas residentes no Distrito Federal com seis meses de idade ou mais poderão receber a vacina contra a gripe nas unidades da rede pública de Saúde. A campanha, que começou em 25 de março, estava inicialmente restrita aos grupos prioritários, como idosos, crianças pequenas e profissionais de saúde. Com a abertura para o público geral, o objetivo do Governo do Distrito Federal (GDF) é ampliar a cobertura vacinal e, assim, reduzir os casos graves, internações e óbitos provocados pelo vírus influenza.
Segundo a Secretaria de Saúde (SES-DF), o estoque atual conta com 300 mil doses disponíveis. Até o dia 13 de maio, 272 mil doses já haviam sido aplicadas no público-alvo, sendo que, apenas no Dia D de mobilização (10 de maio), foram administradas 11.861 vacinas.
O vírus influenza continua sendo a principal causa de mortes relacionadas a infecções respiratórias no Brasil. De acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC), a vacinação contra a gripe pode diminuir em até 35% o risco de hospitalização entre pessoas mais vulneráveis.
A vacina oferecida foi atualizada para 2024 e protege contra as variantes H1N1, H3N2 e B. Ela pode ser aplicada junto com outras vacinas do calendário básico, sem necessidade de intervalo entre as aplicações.
As doses estão disponíveis em 164 salas de vacinação das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Distrito Federal. A relação completa dos postos pode ser consultada no site da SES-DF. Para se vacinar, basta apresentar um documento de identidade; se possível, leve também a caderneta de vacinação.