Alimentação

Fiscalização Intensificada na Semana Santa Apreende 1,5 Tonelada de Pescados no DF

A Vigilância Sanitária do Distrito Federal apreendeu cerca de 1,5 tonelada de pescados impróprios para o consumo durante a Operação Semana Santa, realizada nas semanas que antecederam o feriado da Páscoa. A ação teve como objetivo garantir a segurança alimentar da população em um dos períodos de maior demanda por peixes e frutos do mar.

A força-tarefa contou com a participação de 70 auditores de atividades urbanas da Secretaria de Saúde do DF (SES-DF), que, com o reforço no efetivo, conseguiu ampliar significativamente o alcance da operação. Segundo o coordenador da ação, Allex de Melo Moraes, foi possível fiscalizar cinco vezes mais estabelecimentos do que em anos anteriores.

Ao todo, foram vistoriados cerca de 650 estabelecimentos classificados como comércios atacadistas ou peixarias, registrados na Junta Comercial do Distrito Federal. Desses, mais de 20 foram autuados por apresentarem irregularidades nas condições de venda e armazenamento dos pescados.
Durante a fiscalização, 20 equipes atuaram diariamente analisando critérios como a origem dos produtos, o estado de conservação, o recebimento e o acondicionamento em câmaras frias. Também foram avaliados aspectos sensoriais, como a aparência dos olhos e das guelras, bem como a consistência da carne.

Dos produtos apreendidos, 1,2 tonelada era de pescados congelados, 194 kg de pescados frescos ou resfriados e 52 kg de pescados secos e salgados. Em todos os casos, as mercadorias apresentavam condições inadequadas de armazenamento, documentação irregular ou sinais de deterioração, tornando o consumo inseguro.

A Operação Semana Santa é uma iniciativa anual da Vigilância Sanitária, voltada à proteção da saúde pública, especialmente em datas em que aumenta significativamente o consumo de pescados. A ação visa prevenir riscos à saúde da população, como intoxicações alimentares e contaminações por bactérias, garantindo que os produtos oferecidos ao consumidor final estejam dentro dos padrões sanitários exigidos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *