Saúde

Ferramentas Estratégicas Fortalecem a Gestão e Aprimoram a Atenção Primária à Saúde no DF

Com o objetivo de qualificar ainda mais a gestão dos serviços públicos de saúde e fortalecer a Atenção Primária à Saúde (APS), a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), em parceria com o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), promoveu o seminário Futuro em Rede: a Atenção Primária à Saúde do DF que queremos. O encontro reuniu gestores da saúde para a apresentação de novas ferramentas estratégicas que visam aperfeiçoar o planejamento, a organização e a transparência dos serviços ofertados à população.

Durante o evento, realizado no auditório do MPDFT, foram lançados o Mapa Social da Atenção Primária do DF, o Mapa Social Acompanhamento SUS e a nova Carteira de Serviços da APS. Essas ferramentas foram desenvolvidas para subsidiar a gestão com informações qualificadas, permitir o monitoramento das unidades de saúde e ampliar o acesso dos cidadãos aos dados sobre seu próprio cuidado em saúde.

O secretário de Saúde do DF, Juracy Cavalcante Lacerda Júnior, destacou a importância do planejamento estratégico e do uso de dados para uma gestão eficiente, capaz de atender de forma mais assertiva as necessidades da população. “Quando utilizamos a governança clínica como base, conseguimos identificar os diferentes níveis de risco da população e alocar os recursos de forma mais eficiente. O fortalecimento da Atenção Primária é essencial para reduzir os principais problemas enfrentados no sistema de saúde”, ressaltou.

O Mapa Social da Atenção Primária é um painel interativo que reúne informações detalhadas sobre o funcionamento das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), possibilitando o acompanhamento da cobertura e da qualidade dos serviços prestados. Já o Mapa Social Acompanhamento SUS permite ao cidadão consultar o histórico de seus agendamentos, exames, consultas e cirurgias no Sistema Único de Saúde (SUS), por meio do site Acompanhamento SUS – DF.

Com essa iniciativa, a SES-DF reforça seu compromisso com a gestão baseada em evidências, a promoção da transparência e a melhoria contínua da atenção à saúde, colocando o cidadão no centro do cuidado e valorizando o papel estratégico da Atenção Primária como porta de entrada do SUS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *