Saúde

Secretarias de Saúde e Educação Promovem Vacinação Contra a Dengue em Estudantes da Rede Pública


As Secretarias de Saúde (SES-DF) e Educação (SEE-DF) do Distrito Federal firmaram uma parceria para vacinar estudantes da rede pública contra a dengue, promovendo saúde e prevenção de doenças nas escolas. A ação, que teve início no Centro de Ensino Fundamental (CEF) 306 Norte, levou os alunos para a Unidade Básica de Saúde (UBS) 1 da Asa Norte, onde receberam a vacina contra a dengue. Neste primeiro evento, 22 estudantes com idades entre 10 e 14 anos foram imunizados.

A gerente de Saúde do Estudante da SEE-DF, Larisse Cavalcante, destaca a importância de manter os alunos saudáveis para garantir um bom desempenho escolar. “Priorizamos muito a saúde integral do estudante. Para o aluno apresentar um bom desempenho escolar é imprescindível que esteja saudável”, afirma. Ela ressalta que altas coberturas vacinais contribuem para reduzir o adoecimento dos alunos e, consequentemente, o número de faltas escolares.

A campanha de vacinação tem contado com a participação ativa das famílias, que fornecem autorizações por escrito para que seus filhos sejam vacinados. O vice-diretor do CEF 306, Gustavo Dutra, enfatiza a importância desse envolvimento familiar e explica que a escola realiza um trabalho pedagógico de conscientização sobre a vacina e de mobilização das famílias. “Tratamos essa questão de maneira pedagógica”, acrescenta.

Além de levar os estudantes até as UBSs, as equipes de saúde têm visitado as escolas para facilitar o acesso à vacinação. A UBS 1 da Asa Norte, por exemplo, já realizou campanhas de vacinação em 14 instituições da rede pública de ensino somente em 2024, aplicando mais de 1,9 mil doses desde jardins de infância até escolas de ensino médio.

Débora Costa, gerente da UBS 1 da Asa Norte, explica que a oferta de vacinação em horários diferenciados, como nos finais de semana, visa atender as necessidades das famílias, muitas das quais enfrentam limitações de horário. “Apesar de a Secretaria ofertar a vacinação em horários diferenciados, como nos finais de semana, muitos pais têm a limitação de horário e às vezes as crianças ficam com a imunização atrasada”, diz Débora.

No Distrito Federal, mais de 63 mil crianças e adolescentes de 10 a 14 anos já receberam a primeira dose da vacina contra a dengue. Desses, mais de 6,2 mil retornaram para a segunda dose, aplicada 90 dias após a primeira. O imunizante está disponível em mais de 100 salas de vacina espalhadas pelo Distrito Federal, e os pais ou responsáveis são orientados a levar a criança ou adolescente com documento de identificação e a caderneta de vacinação.

Em casos de diagnóstico de dengue, é necessário aguardar seis meses para iniciar o esquema vacinal. Se a contaminação ocorrer após a primeira dose, a segunda dose deve ser mantida na data prevista, desde que haja um intervalo de 30 dias entre a infecção e a aplicação da segunda dose.

A faixa etária elegível para a vacinação contra a dengue na rede pública é de 10 a 14 anos, conforme as orientações do Ministério da Saúde. Essa campanha é parte de um esforço mais amplo para controlar a disseminação da dengue e proteger a saúde dos jovens no Distrito Federal, garantindo que possam frequentar a escola de maneira regular e sem interrupções causadas por doenças.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *