Saiba o que é o Flexitarianismo
O objetivo não é eliminar a carne, mas reduzir o seu consumo: os flexitarianos. Nesse padrão alimentar, equilíbrio é a palavra-chave. Por isso, ainda que os vegetais componham a base da alimentação, como nas dietas vegetarianas e veganas, os flexitarianos abrem uma exceção em determinadas ocasiões para consumir a proteína animal.
Há, ainda, outros benefícios importantes. Segundo a nutricionista Tatiana Consoli, integrante do Departamento de Medicina e Nutrição da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), esse padrão alimentar permite uma maior ingestão de fibras, que estão presentes em verduras, grãos, frutas e legumes. Aumentar a ingestão de alimentos ricos em fibras pode auxiliar na redução da absorção de açúcares e gorduras, além de melhorar a sensação de saciedade.
Como resultado, além de minimizar as chances de complicações cardiovasculares, reduzir a quantidade de carne consumida pode evitar doenças como câncer. Desde 2015, a Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta para o potencial cancerígeno das carnes processadas, como presunto, linguiça e bacon. A nutricionista também sinaliza para menores riscos de diabetes tipo 2, uma vez que a dieta à base de vegetais costuma ter menos gorduras e açúcares.
Outra preocupação é com a vitamina B12, que está presente nos alimentos de origem animal, como carnes, ovos, leite e seus derivados. Ela é responsável, entre outras funções, pela formação das células sanguíneas e dos neurônios. Por isso, quando está em níveis baixos, os principais sintomas são danos neurológicos e problemas de disposição física e mental.
Flexitarianos também devem se atentar ao consumo de ultraprocessados. “Às vezes, as pessoas reduzem a quantidade de carne e começam a consumir mais alimentos ultraprocessados”, explica Tatiana. Opções como hambúrgueres, salsichas e petiscos, ainda que com a promessa de serem feitos a base de plantas, são alimentos ultraprocessados e estão repletos de sódio, aditivos químicos, corantes e conservantes. A recomendação é optar por alimentos mais naturais ou fazer sua própria versão desses alimentos em casa.