Saúde

DF: 15 pontos de vacinação na sexta-feira e também no Carnaval.


No próximo fim de semana prolongado, o Distrito Federal estabeleceu a abertura de 15 pontos de vacinação contra a dengue, contemplando os dias de sexta-feira (9) até a terça-feira de Carnaval (13). Na sexta-feira, dez desses locais estarão operando a partir das 8h, enquanto os outros cinco iniciarão os atendimentos às 13h.

Todos os endereços e horários estão disponíveis para consulta no site da Secretaria de Saúde (SES-DF).

Conforme diretrizes do Ministério da Saúde (MS), a primeira etapa da campanha visa exclusivamente crianças de 10 e 11 anos de idade (até 11 anos, 11 meses e 29 dias). Os pais ou responsáveis devem acompanhar os pequenos durante o procedimento, trazendo consigo o documento de identificação e a caderneta de vacinação da criança. Não é necessário realizar agendamento prévio.

A secretária de Saúde, Lucilene Florêncio, enfatiza que não é preciso formar filas, pois as unidades básicas de saúde (UBSs) abrem às 7h, com as salas de vacinação iniciando os atendimentos às 8h e seguindo até às 17h. Por questões logísticas, cinco delas começarão a oferecer a vacinação contra a dengue na sexta-feira às 13h. Todavia, é válido ressaltar que todas as 15 unidades estarão em operação no sábado, domingo, segunda-feira e também na terça-feira de Carnaval, garantindo a imunização das crianças de 10 e 11 anos contra a dengue.

É importante observar que, caso a criança tenha sido diagnosticada com dengue, é necessário aguardar seis meses antes de iniciar o esquema vacinal. Três meses após a primeira aplicação, está programada a administração da segunda dose. Para os jovens que iniciarem a vacinação neste fim de semana, o retorno aos locais de vacinação está previsto para maio.

A imunização contra a dengue não é indicada para indivíduos com imunodeficiência congênita ou adquirida, incluindo aqueles sob terapias imunossupressoras, com infecção por HIV sintomática ou com evidências de comprometimento da função imunológica, além de pessoas com hipersensibilidade às substâncias presentes na bula. Mulheres grávidas ou em período de amamentação também não devem receber a vacina.

A governadora em exercício, Celina Leão, e a secretária de Saúde acompanharam o recebimento das primeiras vacinas na Rede de Frio Central da SES-DF na quinta-feira (8). Foram entregues 71.708 doses, número inferior ao inicialmente previsto pelo MS (194 mil doses). Em razão dessa diferença no quantitativo, houve ajuste na faixa etária atendida nesta fase inicial da campanha. Celina Leão ressalta que a vacinação é parte integrante das medidas para combater a epidemia de dengue, complementando outras iniciativas como a vigilância ambiental para controlar a reprodução do mosquito Aedes aegypti e a ampliação dos serviços nas unidades da SES-DF, tendas e no Hospital de Campanha em Ceilândia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *