Saúde

Ministério da Saúde: Nova Vacina Contra Covid-19 agora no Calendário Infantil


O Ministério da Saúde implementou alterações no esquema de vacinação contra a Covid-19, destacando a inclusão de crianças de seis meses a quatro anos e 11 meses no Calendário Nacional de Vacinação. Além disso, grupos prioritários, com cinco anos ou mais e maior risco de complicações, agora recebem a recomendação de uma dose anual ou semestral. A medida foi adotada em resposta a um aumento de casos em dez capitais, incluindo Aracaju, Campo Grande, Florianópolis, Fortaleza, João Pessoa, Maceió, Rio de Janeiro, Salvador, Teresina e Vitória.

Para 2024, está prevista a vacinação de pessoas com mais de cinco anos, independentemente de pertencerem a grupos prioritários ou não. Aqueles que não foram vacinados anteriormente ou receberam apenas uma dose terão a oportunidade de iniciar ou completar o esquema primário, com duas doses e um intervalo mínimo de quatro semanas entre elas, de acordo com informações divulgadas pela pasta.

No que diz respeito às crianças, a orientação é aplicar a primeira dose aos seis meses, a segunda aos sete meses e a terceira aos nove meses. Crianças de seis meses a cinco anos, não vacinadas ou com doses em atraso, podem completar o esquema de três doses, seguindo os intervalos recomendados.

É importante destacar que crianças que já receberam três doses de vacinas contra a Covid-19 não necessitam de doses adicionais neste momento. Essas mudanças visam fortalecer a proteção contra a doença e acompanhar a evolução da situação epidemiológica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *