Flacidez no Emagrecimento
Se você nunca passou por isso, já deve ter percebido em alguém que emagreceu que a pele ficou mais flácida, mas será que isso é normal?
SIM! Ao engordar, a pele sofre uma distensão causada pelo aumento do volume de tecido adiposo sob a pele. Quando o excesso de gordura é eliminado, as fibras elásticas e colágenas que dão suporte à pele perdem sua capacidade de retração, deixando-a flácida.
Na verdade essa flacidez, pode dizer muito sobre:
● Tempo da perda de peso: Perdas muito rápidas tendem a deixar a pele mais flácida, pois a pele não teve tempo para se adaptar gradualmente à mudança.
● Tipo de emagrecimento: Apenas focar em restrição calórica, ter perda de massa muscular e não fazer exercício físico para fortalecimento contribuem para a flacidez e efeito sanfona!
● Outras questões como: Idade, genética, consumo proteico, quantidade de peso perdido (Quanto maior for a diferença de peso, maior é a probabilidade!)
Então podemos dizer que em alguns casos, como idade e grande diferença de peso, é normal, MAS a flacidez também pode ser resultado de perda muscular (não de gordura) e falta de ingestão proteica e exercícios de fortalecimento!
Nesse caso, não é o ideal e pode até trazer prejuízos. Emagrecimento de qualidade não acontece de um dia para o outro e há perda de gordura, não de músculo, por isso não deixe de ter acompanhamento nutricional nesse processo!